fichamento
COSTA, Fernando Braga da. Homens invisíveis: relato de uma humilhação social. São Paulo: Globo, 2004.
RESUMO:
O livro retrata a experiência de um psicólogo que realizou um trabalho de campo submetido pela faculdade quando ainda era estudante. Ele teria que escolher uma profissão subalterna e não qualificada, assim escolheu os garis da própria universidade. A experiência seria por um dia, mas ele decidiu levar adiante a sua pesquisa, assim percebendo o quanto esses garis eram invisíveis perante a sociedade. Ele retrata essa invisibilidade quando no livro fala que ele passou pelos corredores da universidade e professores e colegas não falaram com ele. Constatando que a maioria das pessoas ver os garis, mas os ignoram. Mostra como eles preferiam viver afastados da sociedade, preferindo ficar no lugar que eles chamavam de viveiro, por que ninguém queria ser melhor que ninguém, todos se tratavam com igualdade pois ali era o lugar onde eles podiam fazer o que quiser sem regras ou humilhação alguma. Fernando não aceita nenhuma mordomia pelo fato dele ser estudante, na questão do transporte, ficou determinado que ele iria na cabine e ele preferi ir na caçamba como os demais garis, relata também sobre a condição dos matérias dos garis da universidade que era péssima a situação, sem nenhum respeito perante a esses profissionais. Fernando Braga da Costa, o autor, hoje psicólogo clínico e doutorando se veste semanalmente de gari para ouvir os relatos de seus companheiros e sentir na pele a humilhação social sofrida por eles.
CITAÇÔES E PARECER:
Introdução
“ O ofício de gari parece acentuadamente atravessado por um fenômeno de gênese e expressão intersubjetivas: a invisibilidade pública ... “
“ São atividades cronicamente reservadas a uma classe de homens subproletarizados; homens que se tornam historicamente condenados ao rebaixamento social e político.” (p. 57)
► Neste capítulo vem abordar sobre a questão da visibilidade humana. No mundo de hoje é