sociologia
Profº Ricardo Galvanese
Associação Rede Rua
" Nossa missão é contribuir para a construção de uma rede de relações que promova o resgate dos direitos e da vida digna em situação de rua."
A história da Associação Rede Rua tem seu início nos anos 90, junto à igreja católica, através de suas diversas pastorais e movimentos sociais.
Inicialmente, pensou-se em um centro de comunicação alternativo que estivesse a serviço dos movimentos sociais e dos excluídos da sociedade.
Desta iniciativa surgiu o Centro de Documentação e Comunicação dos Marginalizados – CDCM, por iniciativa de um grupo de leigo(a)s e religioso(a)s com o objetivo principal de sensibilizar e denuncia à sociedade a questão da população em situação de rua, por meio da produção de notícias, vídeos e registros fotográficos.
Em agosto de 1991, foi criado o jornal O Trecheiro que, ao longo destes 21 anos, transformou-se em espaço e instrumento de denúncia de violação dos direitos humanos à disposição da população, dos movimentos populares e das organizações sociais.
Em 1998 a Rede Rua passa por uma reformulação e se institui a “Associação Rede Rua” para dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos junto à população em situação de rua.
Atualmente a Associação Rede Rua desenvolve os seguintes projetos:
Rede Rua de Comunicação: produção do Jornal “O Trecheiro”, de vídeos educativos, a montagem de um acervo fotográfico e articulação com outras organizações e movimentos sociais.
Refeitório Comunitário Penaforte Mendes: oferece cerca de 500 refeições (café da manhã, almoço e jantar) para pessoas em situação de rua em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo e outras entidades que colaboram com o fornecimento de alimentação.
Centro de Acolhida para Adultos por 16 horas – Pousada da Esperança: Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, oferece acolhida para 120 pessoas, acompanhamento social que visa à regularização de documentação, elaboração de