Fichamento
►Doutrina política que se desenvolveu, principalmente, no século XIX, embora tenha importantes antecedentes no século XVIII (Rousseau).
►Socialismo e liberalismo são antitéticos. O socialismo se contrapõe ao pensamento liberal ao defender a tese de que o Estado deve interferir ao máximo na sociedade
(“governar o máximo possível”) e ao fazer a crítica da propriedade privada dos meios de produção como “fonte principal da desigualdade entre os homens”.
► Propõe um modelo de sociedade alternativa baseada no coletivismo e na igualdade social. Projeto de reconstrução da sociedade a partir de bases comunitárias. Combatem o individualismo liberal.
►Programa político do movimento operário europeu a partir da segunda metade do século
XIX. Denunciava as condições do operariado na sociedade capitalista: longas jornadas de trabalho, baixíssimos salários, utilização do trabalho feminino e infantil, precárias condições de trabalho, inexistência de leis que regulassem a exploração da mão-de-obra, etc. Bobbio (Dicionário de Política): “O Socialismo tem sido historicamente definido como pro
►O movimento operário: origens na Revolução Industrial (burguesia x proletariado). Três tipos de reações concretas no século XIX:
- O Luddismo (Inglaterra): final do século XVIII e início do século XIX. Invasão de fábricas e quebra de máquinas lideradas por Ned Ludd. Como interpretar esta ação da classe operária?
- A formação das trade-unions (associações de trabalhadores): entidades representativas da classe operária; são reconhecidas somente no final do sec.XIX.
- O Cartismo (ou a Carta do Povo): movimento de reivindicação de participação política da classe operária. Surge em 1836 a “Associação dos Operários” que organiza o movimento cartista usando com instrumentos de pressão as manifestações de massa e o envio de petições ao Parlamento, as “Cartas do Povo”. Demandas: sufrágio universal masculino, voto secreto, abolição do voto censitário, eleição