Fichamento
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
CONTEXTOS DE ENTREVISTAS – OLHARES DIVERSOS SOBRE A INTERAÇÃO HUMANA
BELÉM – PA
2014
MALU DA SILVA ROCHA
CONTEXTOS DE ENTREVISTAS – OLHARES DIVERSOS SOBRE A INTERAÇÃO HUMANA
Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Básico I como requisito parcial da 1ª NI, orientada pela professora Silvana Nóvoa.
BELÉM – PARA
2014
CONTEXTOS DE ENTREVISTAS – OLHARES DIVERSOS SOBRE A INTERAÇÃO HUMANA
A ENTREVISTA CLÍNICA: UM ESPAÇO DE INTERSUBJETIVIDADE
“[...] “técnica de conversação” que tem como objetivo fundamental possibilitar ao psicólogo buscar informações ou dados a respeito de seu cliente, paciente, aluno, candidato, instituição, etc.” (p. 19).
“[...] arte de ouvir, perguntar e conversar.” (p. 20).
“Pelo fato de a entrevista clínica não ser uma técnica única, ela estará sempre intimamente relacionada com a forma do entrevistador compreender os fenômenos humanos, além do que os diferentes objetivos de cada tipo de entrevista serão determinantes em suas estratégias, possibilidades e limites.” (p. 24)
“Resgatar ou abrir espaço para a singularidade do entrevistado em relação à sua história é também abrir espaço para a singularidade que marcará a situação de encontro entre aquele entrevistador e aquele entrevistado.” (p. 25)
“A noção de investigação intrínseca ao conceito de entrevista levará sempre em consideração a capacitação e a qualificação de quem a conduz.” (p. 25).
“[...] os aspectos éticos, responsabilidade do terapeuta, perpassam sua teoria, técnica e prática em beneficio do outro e de si mesmo.” (p. 27).
“[...] capacidade de estar realmente disponível para o outro de forma a escutá-lo sem a interferência de questões pessoais.” (p. 28).
“Escutar é buscar nas palavras de quem sofre um significado próprio e singular. A verdadeira escuta precisa estar desprovida de preconceitos e, principalmente,