Fichamento
GREMAUD, Vasconcellos e Toneto Jr. Contabilidade Nacional e Agregados Macroeconômicos. Economia Brasileira Contemporânea, São Paulo: Atlas, p. 31-48, 1996.
“... a macroeconomia estuda todos os mercados em conjunto.” (p. 30/parágrafo 1).
“... Para avaliar-se a riqueza da sociedade, isto é, a quantidade de bens de que dispõe, dever-se-ia explicitar o quanto foi produzido de cada uma das milhões de mercadorias, o que seria não operacional e não ilustrativo para o analista.” (p. 30/parágrafo 1).
“... para que as análises macroeconômicas pudessem avançar, foi necessário o desenvolvimento da chamada Contabilidade Nacional, ou seja, de um instrumental que permite mensurar a totalidade das atividades econômicas.” (p. 30/parágrafo 2).
“... Produção é a atividade social que visa adaptar a natureza para a criação de bens e serviço que permitam a satisfação das necessidades humanas.” (p. 31/parágrafo 4).
“... Fatores de produção são os recursos utilizados na produção de bens e serviços.” (p. 31/parágrafo 4).
“... O crescimento econômico de um país em determinado período é definido como o aumento do produto naquele período, ou seja, a elevação na produção de bens e serviços que satisfaçam às necessidades humanas.” (p. 31/parágrafo 6).
“... Percebe-se que a maior parte da produção se destina ao mercado, sendo trocada por certa quantidade de moeda, isto é, os produtos tem um preço.” (p. 32/parágrafo 8).
“... existem certos produtos que são utilizados com insumos na produção de outros...”. (p. 32/parágrafo 10).
“... a medição do produto [...] corresponde apenas ao valor total da produção de bens e serviços finais...”. (p. 32/parágrafo 10).
“Valor Adicionado = valor que foi, em cada etapa produtiva, acrescido (adicionado) ao valor das matérias-primas utilizadas.” (p. 33/parágrafo 12).
“... PIBpm (Produto Interno Bruto a preços de mercado), ou seja, o valor monetário de venda dos