Resumo a civilização chinesa
A Formação da China
Os primeiros grupos humanos a se fixar em áreas da China que teriam chegado ali há cerca de 30 mil anos. Por volta de 7.000 A.C, surgiram na região as primeiras aldeias a margem dos rios, dando inicio a pratica da agricultura, principalmente a planto de arroz. Foi no vale do rio Amarelo, que a agricultura mais se desenvolveu, levando, a formação de muitas comunidades. Aos poucos, esses povoados se transformaram em Estado. Por volta de 2.200 A.C, um dos chefes, Yu, O Grande unificou os pequenos Estados, resultando na dinastia Xia. Eles reinaram até o século XVIII A.C.
As dinastias Shang e Zhou
Sob a nova dinastia, o território chinês passou a ter 100.000 Km² de área. Os Shang governaram até final do século XI a.c. Durante isso, a China viveu uma era de florescimento cultural, com a criação de uma escrita primitiva que originou a atual escrita chinesa. Durante a dinastia Shang, os chineses desenvolveram um calendário de 365 dias. Os chineses da Era Shang acreditavam em vários deuses, consultavam oráculos e faziam sacrifícios humanos e de animais. Os Shang governaram até 1.122 a.c, quando foram derrubados por um rei vizinho que de inicio a dinastia Zhou.
O primeiro imperador Durante seu governo, Ying Zheg (221 – 2010 a.c ) transformou a china em um império fortemente centralizado. Padronizou o sistema de pesos e medidas e os diferentes tipos de escrita, criou um rígido conjunto de leis e construiu diversas estradas. Para defender o território chinês de invasões, as muralhas que protegiam as cidades foram interligadas. Com a morta de Ying Zheg, o império entrou em crise em 206 a.c, um líder chamado Liu Bang venceu seus adversários e assumiu o governo. Era o inicio da dinastia Han.