Fichamento
Maceió,12 de Março de 2012.
GLENDA FABIANE PASSOS RODRIGUES
-------------------------------------------------
Fichamento solicitado pela Professora Vivian Grecce para obtenção de pontos na disciplina de Psicologia da Faculdade Raimundo Marinho.
Maceió,12 de Março de 2012.
Lane, Silvia T. Maurer O que é psicologia social / Silvia T. Maurer Lane. — São Paulo : Brasiliense, 2006. — (Coleção primeiros passos ; 39) 6a reimpr. da 22a. ed. de 1994. ISBN 85-11-01039-4 1. Psicologia Social I. Título. II. Série 06-0127 CDD-302 Índices
INTRODUÇÃO: PSICOLOGIA E PSICOLOGIA SOCIAL
As divergências teóricas se refletem no que consideram "comportamento", porém para nós bastaria dizer que é toda e qualquer ação, seja a reflexa (no limiar entre a psicologia e a fisiologia), sejam os comportamentos considerados conscientes que envolvem experiências, conhecimentos, pensamentos e ações intencionais, e, num plano não observável diretamente, o inconsciente.
Assim parece óbvio que a Psicologia Social deve estudar o comportamento social, porém surge uma questão polêmica: quando o comportamento se torna social?
A Psicologia se preocupa fundamentalmente com os comportamentos que individualizam o ser humano, porém, ao mesmo tempo, procura leis gerais que, a partir das características da espécie, dentro de determinadas condições ambientais, prevêem os comportamentos decorrentes.
Assim podemos perceber que é muito difícil encontrarmos comportamentos humanos que não envolvam componentes sociais, e são, justamente, estes aspectos que se tornaram o enfoque da Psicologia Social.
Em outras palavras, a Psicologia Social estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, esta entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para a continuidade da sociedade.
Págs. 8 - 10.
COMO NOS TORNAMOS SOCIAIS
O ser