Fichamento
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: DIDÁTICA
PROFESSOR: MARCUS ÉVERSON SANTOS
ALUNA: ABELITA RIBEIRO DE SOUZA
FICHAMENTO
Referência Bibliográfica: Comenius, Didática Magna; aparelho crítico Marta Fattori; tradução Ivone Castilho Benedetti. – 2ª Ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2002 – (Paidéia). Dos capítulos XVII a XX.
Objeto: Levar o educador a reflexão de como devem ser o ensino e a aprendizagem dos jovens.
Objetivos: O autor nos apresenta inúmeras teorias e práticas de incentivo ao ensino e a aprendizagem, além de nos trazer uma válida ponderação a respeito de como o educador deve encarar a educação para que os assuntos (as matérias) possam ser compreendidos de maneira correta e absoluta. A discussão sobre o papel da escola no processo de formação do aluno e as “desigualdades” educacionais que tanto interferem na educação de um modo geral também são discutidas nesse livro. A questão da aprendizagem é analisada desde o seu inicio, no período de alfabetização da criança, até as suas fases mais avançadas. O livro ainda nos permite analisar diversos exemplos a respeito de como aplicar as matérias escolares de forma consciente, crítica e, principalmente, de um modo extremamente claro e conciso para que o aluno possa apreender todo o conteúdo o mais breve possível.
Metodologia: O autor constituiu sua obra utilizando-se de diversos apontamentos discutidos por ele mesmo, além das várias exemplificações que são usadas ao longo do texto para ilustrar seus conceitos. O livro está dividido em vários capítulos nos quais ele nos mostra suas idéias e desenvolve sua opinião a respeito dos modos de ensino e de aprendizagem, e ainda, da posição do educador diante desses preceitos.
Principais Conceitos:
“A formação da juventude deve começar cedo.” (p.166).
“Um bom método de ensino diminui o cansaço do aprendizado; por isso, que nada sirva de obstáculo aos alunos nem os impeça de