Centro -oeste
O Brasil é um paraíso para os amantes da boa cozinha e apesar dos ingredientes básicos serem o arroz, o feijão e a farofa (farinha de mandioca) a gastronomia do país não esta reduzida somente a isto, já que incursiona por todo um mundo de possibilidades.
O texto a seguir mostra um pouco da nossa história gastronômica através dos tempos e as contribuições culturais que recebemos dessa mistura de raças que simboliza o Brasil de hoje.
Convido-lhe que descubra este surpreendente universo de sabores.
Repleta de influências, a cozinha brasileira se iniciou com a mistura entre as culturas indígenas, portuguesa e africana.
Influências dos Índios
No Brasil indígena, bem antes da chegada dos Portugueses, já se conheciam inúmeros produtos cultivados para a alimentação, para produção de bebidas, e condimentos, entre eles o milho, mandioca (para fazer farinha), aipim. Diversas frutas eram utilizadas na alimentação e preparos de bebidas como o caju (que era à base da bebida alucinógeno conhecida como Cauim), além da caça, pesca, e sem dúvidas uma das maiores contribuição dos indígenas na nossa alimentação foram os produtos derivados da mandioca: Farinha de mandioca (um dos produtos mais consumidos no País que se agregou aos pratos de origem africana e portugueses como indispensável ingrediente nos pirões (já que em Portugal não se conhecia a farinha e os pirões eram feitos de miolo de pães), a tapioca (muito utilizada para fazer beiju, mingau, produtos também de origem da culinária indígena).
Influências Africanas
Os Africanos quando foram trazidos para o Brasil, já eram dotados de uma vasta sabedoria na Culinária, alguns dos produtos que podemos destacar como marcantes na influência da culinária brasileira, o Azeite de Dendê, é sem dúvida uma das maiores contribuições para a comida brasileira, é indispensável em inúmeros Pratos Típicos do Brasil tanto diretamente, como ingrediente, como indiretamente na confecção deles. Pratos tipicamente