Fichamento
Local: Rio de Janeiro Editora: Companhia de bolso Autor: Jorge Amado
Biografia do autor: Nasceu em 10 de agosto de 1912 na Bahia e é considerado um dos mais populares escritores brasileiros.
Trabalhou em jornais e formou-se pela Faculdade Nacional de Direito no Rio de Janeiro, em 1935.
Seu primeiro romance – “O País do Carnaval” – foi publicado em 1931, porém, Jorge Amado só alcançou notoriedade com seus dois romances seguintes chamados: “Cacau” e “Suor”.
Em abril de 1961, foi eleito para integrar a Academia Brasileira de Letras.
Em seus livros, Jorge Amado leva até o leitor o dia-a-dia dos personagens marginalizados que vivem em Salvador (homens do cais do porto, pescadores, menores abandonados, pais-de-santo, prostitutas, malandros), além de abordar também vários costumes provincianos e festas populares.
Ao citar estes personagens e abordar questões de interesse social, o escritor denuncia a miséria e a opressão em que vivem essas pessoas.
Suas obras apresentam altos e baixos, o escritor abusa dos clichês e não tem cuidado formal. Apesar disso, ao lermos seus romances temos uma vasta visão da sociedade baiana.
O tom coloquial e popular de suas obras cativou o público que se encantou com seus livros que foram traduzidos em vários países.
Muitas de suas obras viraram novela (“Tieta”), série de TV (“Teresa Batista”) ou filme (“Dona Flor e seus dois maridos”).
Recebeu vários prêmios dentre eles Pablo Neruda ( Rússia, 1989), Luís de Camões (Brasil-Portugal, 1995), Jabuti (Brasil,1959, 1997) e Ministério da Cultura (Brasil,1997)
Apesar de tanta popularidade, muitos críticos ainda tem muita reserva ao analisar suas obras.
Jorge Amado morreu em 6 de agosto de 2001.
Roteiro para compreensão da obra:
1) Gênero literário: Romance
2) Tema central: uma crítica social: os garotos de rua.
3) Ambiente: Salvador
4) Tempo da narrativa: cronológico
5) Personagens principais: Pedro Bala;