Fichamento
Elementos de Definição
O presente texto define como adolescente alguém que em um período de descobertas, aprende os campos em que deve se destacar e os valores de maior importância para a sociedade. Um alguém cujo corpo chegou à maturação necessária para lhe dar de igual para igual com todos. Um alguém que mesmo tendo entendido as exigências para a entrada no mundo adulto e para isso se preparado, não é reconhecido como adulto.
O adolescente se depara então com a imposição da moratória, que como mínimo provoca no adolescente inquietação e rebeldia, pois apesar de ter aprendido os valores agradáveis a sociedade e de idealizar a independência, a moratória estende o período da adolescência, o que lhe impede de viver do modo para o qual se preparou.
Sendo a adolescência idealizada pela cultura com uma fase feliz, pode se disser que o adolescente vive um paradoxo, pois o mesmo é frustrado pela moratória imposta, o que contradiz esse ideal de felicidade e permite ao adolescente saber somente quando se inicia a adolescência, mas não sabe quando termina.
“O Que Eles Esperam de Mim?”
A insegurança é um traço marcante do adolescente. Ao se dar conta de que já não é mais criança, ele estima que já não tenha mais a proteção e o amor incondicional dos adultos. O adolescente então se vê sem segurança, o que propicia grande parte de suas dificuldades relacionais com o “mundo”.
Sendo assim, o adolescente se lança numa incansável busca por respostas, a fim de saber o que pode ser feito para reconquistar esse amor, esse carinho que supostamente ele perdeu. O adolescente passa a assumir a tarefa de interpretar o desejo inconsciente dos adultos, que são contraditórios em suas exigências, e que de alguma maneira desejam que o adolescente realize o que eles não puderam realizar.
“Como Conseguir Que Me Reconheçam e Admitam Como Adulto?”
O adolescente tem vários meios e condutas que podem escolher para