Fichamento
Cleitônio Vieira dos Santos[1]
Renato Diogo de Siqueira Sampaio[2]
Resumo
Muitas pessoas desejam montar o seu próprio negócio, mas deixam de levar em consideração aspectos muito importantes para que seu empreendimento venha a ser bem sucedido e consiga continuar atuando no mercado. Esse artigo vem mostrar como um empreendedor identifica e aproveita uma oportunidade de negócio, abordando aspectos teóricos e relacionando-os com aspectos práticos a partir do caso da empresa Cold, cuja implantação será objeto de estudo desse trabalho.
1- Introdução
Nos dias atuais conseguir um lugar no mercado de trabalho, se tornou algo muito difícil, isso devido a uma série de razões de cunho político e social presentes em nosso país. Por essa razão muitas pessoas tentam se alocar nesse mercado de uma outra forma, ou seja, criando o seu próprio negócio. Muitas vezes essas mesmas pessoas deixam de fazer uma análise real do seu tipo de negócio pretendido, deixando com isso de obter uma clara visão do seu público consumidor, sua afinidade com o tipo de negócio, e qual a sua perspectiva de crescimento dentro de um determinado nicho de mercado. Esse artigo irá abordar esse cenário, citando e explicando alguns conselhos de especialistas na área de empreendedorismo e Criação de Novos negócios. Fazendo também uma relação desses aspectos teóricos com a prática em uma empresa situada na cidade de Fortaleza.
2- Conceituação de Oportunidade
Segundo Daniel F. Muzyka(2001) as oportunidades em si constituem algo que existe no papel ou como idéia . As oportunidades realizadas são aquelas que alguém transformou em negócios lucrativos e operantes. A oportunidade, em termos práticos pode, portanto ser definida como um conceito negocial que, se transformado em um produto ou serviço