Fichamento O trabalho de campo sociolinguístico
DE PAULA, A. S. O trabalho de campo sociolinguístico. In: COSTA, J. F. C.; SANTOS, R. L. A.; VITÓRIO, E. G. S. L. A. (orgs.). Variação e mudança linguística no estado de Alagoas. Maceió: Edufal, 2011.
O trabalho de campo Sociolinguístico
Introdução
“Este trabalho tem por objetivo sistematizar, ainda que de forma inicial, os passos metodológicos a serem seguidos para que a variação linguística possa ser sistematizada.” (p.1)
“Desta forma, estaremos explicitando os procedimentos básicos para que uma pesquisa sociolinguística possa chegar a um bom termo.” (p.2)
1. Sociolinguística: a delimitação do campo
“Embora investigando aspectos mutuamente interligados entre estrutura linguística e sociedade, a sociolinguística enfoca, prioritariamente, os usos linguísticos concretos, especialmente os de caráter heterogêneo.” (p.2)
“As pesquisas iniciais no campo da variação envolveram fenômenos fonéticos ou fonológicos [...].” (p.2)
“[...] Este foco foi sendo ampliado e, atualmente, é possível estabelecer fenômenos variáveis relacionados ao vocabulário, à morfologia, à sintaxe e aos planos discursivo e pragmático da língua.” (p3.)
“Desta forma, o pressuposto básico do estudo variacionista é que o aparente caos ou desorganização observada numa análise superficial do fenômeno linguístico é regulado, tal como a homogeneidade do sistema, por regras e que as mesmas não são aleatórias.” (p.3)
“Determinar a relação entre os usos linguísticos de uma determinada comunidade e os fatores sociais que os desencadeiam é uma das tarefas da pesquisa sociolinguística, sendo fundamental identificar e quantificar os fatores que são internos ao sistema ou externos ao mesmo.” (p.4)
2. Quantificar a variação
“[...] Duas forças coexistem nos sistemas linguísticos: uma no sentido de manter a homogeneidade e outra que possibilita a heterogeneidade e a variação ocupa um lugar central.” (p.4)
“A variável se realiza através de duas variantes, ou seja, duas