Estrutura do sistema genital
A transmissão de vida só é possível quando os órgãos genitais internos atingem a maturidade. A maturidade revela-se pela produção de gametas nas glândulas sexuais, ou gônadas.
Existem as gônadas femininas (ovários), e as masculinas (testículos). Nos ovários formam-se os gametas femininos, denominados também por óvulos. As células que vão formar os óvulos encontram-se nos ovários da criança recém-nascida, formam-se entre o segundo e o sexto mês de gestação e fazem parte de estruturas intituladas de folículos ovarianos.
Por sua vez, os testículos têm como função produzir um elevado número de espermatozoides, desde a fase da puberdade até ao fim da vida do homem.
Conhecendo a anatomia do testículo de boi
Material Utilizado
· Bandeja para dissecação
· Bisturi
· Tesoura
· Pinça
· Testículo de boi
· Luvas descartáveis.
· Alfinetes marcadores coloridos
- Lâminas de vidro
- Lamínulas
- Microscópio ótico
Procedimentos
1. Com auxílio da pinça e da tesoura retirar a bolsa escrotal.
2. Observar o testículo, o epidídimo e o canal deferente.
3. Com o auxílio do bisturi dividir longitudinalmente o testículo, segundo o eixo maior.
4. Observar a cápsula externa e a massa de tubos interna.
5. Com a agulha de dissecção isolar os tubos seminíferos
6. Fazer uma secção transversal do epidídimo, com a ajuda da pinça e da tesoura e abrir longitudinalmente desenrolando-o.
7. Esmagar a porção de tubos e colocar em uma lâmina de vidro pingar gota de água. Cobrir com a lamínula e observar ao microscópio ótico. 8. Identificar os espermatozoides. 9. Preencha as lacunas abaixo com as estruturas referentes do testículo.