Resenha Mario A
Mario A. Perini é atualmente professor no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Letras pela mesma e doutorado em Linguística pela Universidade do Texas. Entre suas obras principais, escreveu doze livros.
No Capitulo 5 do livro ´´sofrendo a gramatica´´, cujo o titulo é O adjetivo e o Ornitorrinco, o autor apresenta os dilemas da classificação das palavras, focando nos adjetivos e nos substantivos. Inicialmente a obra descreve a classificação dos animais empostas por cientista para melhor facilidade no reconhecimento e estudo. Esta classificação é formada de acordo com ´´diversas categorias como: mamíferos, répteis e peixes´´(pag.39), possibilitando o estudo e analise de um animal por grupos, com características em comum, evitando assim ´´ referir - se a cada animal individualmente ´´ (pag.39). Cada grupo tem características próprias que de certa forma conseguem distinguir se com facilidade de outra, os repteis e os mamíferos, por exemplo: ´´ enquanto os repteis botam ovos, sua temperatura corporal varia com o ambiente, tem uma pele nua ou escamosas, os mamíferos, dão a luz á luz a filhotes vivos, amamentam, tem pelo e não botam ovos. Com esses critérios, a primeira vista é fácil diferenciar um réptil de um mamífero ´´(pag.40), porem nem todos os animais se encaixam nestas classificações, ou melhor, possuem características apenas de uma das classes, exemplo clássico é o ornitorrinco que ´´ bota ovos, amamenta os filhotes; tem pelos e vive na água´´(pag.40) estas peculiaridades gera a incerteza da real classificação deste animal. Porem por apresentar uma natureza mais voltada aos mamíferos foi então inseridos nesta classe.
Claro que Mario neste capitulo não vem trazendo como foco animais, até porque a sua formação não compete para tal. Porem trouxe a tona o exemplo do ornitorrinco e