Fichamento: O que é sociologia
Introdução
Na introdução o autor de forma objetiva relata a sociologia ao leitor, e apresenta a forma que ela será apresentada no decorrer do livro.
“A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório. Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.” (pg.7)
“[...] a sociologia [...], sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Suas explicações sempre contiveram [...] um forte desejo de interferir n rumo desta civilização.” (pg.8)
“Este livro parte do princípio de que a sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista.” (pg.8)
“Procuro apresentar, em termos de debate, a dimensão política da sociologia [...] e as consequências de seu envolvimento nos embates entre os grupos e as classes sociais.” (pg.8-9)
Capítulo Primeiro: O Surgimento
A sociologia é uma ciência que surge entre o fim da sociedade feudal e o início da sociedade capitalista. Essa transição causou muitas mudanças na sociedade, e o homem confrontou-se com problemas inéditos. A sociologia veio com intuito de compreender essa nova sociedade formada.
“O surgimento [...] coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.” (pg.10)
A revolução industrial não se baseou somente na introdução de máquinas a vapor e da mecanização do meio de produção. Ela foi o marco da indústria capitalista, onde o empresário, uma nova figura para sociedade, foi aos poucos se tornando detentor das máquinas, das terras e das ferramentas, passando a converter grandes massas humanas em simples trabalhadores.
“A dupla revolução que este