Fichamento O que é ciência
LUNGARZO, Carlos. O que é ciência. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989. (Coleção primeiros Passos, n. 220)
“Todas as pessoas conhecem certos fatos, mesmo sem ter estudado ciência”. (p.9)
“Observamos que há mais detalhes nas explicações do cientista do que nas explicações do homem da rua. Todavia, nem sempre a diferença entre as duas classes de explicação é tão grande.” (p.11)
“O homem da rua explica certos fatos por meio de conhecimentos que também são do senso comum. O cientista tenta encontrar explicações que sejam mais profundas, que estejam baseadas em conhecimentos mais exatos, mais precisos.” (p.11)
“As características que fixam a fronteira entre o conhecimento cientifico e o censo comum estão relacionados com a maneira de conhecer ou de justificar o conhecimento”. (p.p.11-12)
“O traço que marca a diferença entre cientista e o não cientista é o processo de obtenção, justificação e transmissão de conhecimento. (p.12)
“o conhecimento cientifico é crítico. (...) o senso comum cinge-se aos dados imediatos (...).” (p.12)
“O conhecimento cientifico é organizado. (...) Enquanto o senso comum é composto por um conjunto de conhecimentos "avulsos" (...).” (p.13)
“Um ponto muito importante é o caráter metódico do conhecimento cientifico. Os filósofos mais tradicionais (...) consideravam que uma característica essencial da ciência é o método. (...) devemos orientar nossa atividade e nossa inteligência em consonância com certos padrões de pesquisa...” (p.14)”
“A ciência é uma parte da cultura dos povos modernos, como a religião, a arte, a literatura, etc. ” (p.15)
“... ciência é usualmente identificada com o conjunto ou sistema organizado de conhecimento cientifico”. (p.15)
“A ciência como teoria e a ciência como processo de conhecimento estão em relação muito estreita, e a tarefa do cientista exige uma interação com as duas.” (p. 16)
“... há uma primeira divisão possível entre as ciências: as naturais e as humanas.” (p.18)
“Exemplos de