Insegurança Pública - Enfoque Sistêmico
Enfoque Sistêmico
A idéia de sistema nos diz que um todo funciona como todo devido à interdependência de suas partes. Baseado nisso, o enfoque sistêmico é um sistema de idéias usado para interpretar e utilizar conhecimentos, podendo ser aplicado em todas as áreas da atividade e do raciocínio humanos além de ser um método de resolver problemas e organizar conjuntos complexos de componentes. Através do enfoque sistêmico, o administrador adquire uma visão integrada das organizações e do processo administrativo além de ser uma ferramenta para organizar sistemas que produzam resultados.
O desenvolvimento do enfoque sistêmico teve diversas conseqüências para a teoria geral e a prática da administração.
Primeiro: evidenciou a importância do pensamento holístico, que procura entender e manejar a complexidade de qualquer situação ou problema enfrentado pelas organizações.
Segundo: estabeleceu a importância de considerar ambiente como determinante da eficácia da organização.
Terceiro: consolidou a abordagem situacional para o processo administrativo, segundo a qual as práticas administrativas e a estrutura organizacional devem estar em sintonia com o ambiente para serem eficazes.
Quarto: facilitou o tratamento da questão estratégica na administração e de outros enfoques para os quais a visão global é importante.
Estudo de Caso: Insegurança Pública
Cerca de 200 assassinatos foram cometidos no Estado de São Paulo no carnaval de 1999, alguns deles em chacinas (assassinatos de grupos). Não estivesse a opinião pública tão acostumada com a violência e as chacinas, teria ficado muito mais chocada do que ficou com uma delas, ocorrida na cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo. Somente por insistência de parentes das vítimas as autoridades movimentaram-se, para comprovar que o assassinato de três adolescentes era obra de policiais militares, que os haviam detido na saída de um baile, para matá-los a sangue