Fichamento o príncipe nicolau maquíavel
(Cap. 2 pag. 17/27) Os principados novos ou mistos.
Em virtude de desigualdades e lutas de interesses os homens mudavam de senhores em busca de melhoras, ”... Os homens mudam de senhor com prazer, pois acreditam que melhorarão...” mais via com o passar do tempo que era um ledo engano, pois só pioravam. Em resumo disto vem a regra “... Quem é a causa de alguém se tornar poderoso será derrubado; pois esse poder adveio dele, seja por engano ou força, e os dois são mal vistos por quem se tornou poderoso”.
(cap. 3 pag. 34/ 41) Os principados com as próprias armas e qualidade pessoais.
Estes principados são considerados dinastia, pois os príncipes marcam seu poder, mesmo não superando seus antecessores a quem busca imitar “... Deve um homem prudente utilizar os caminhos já traçados pelos grandes...” e quando bati a desconfiança, ele busca a intimidação pela força. “Convém organizar-se de modo a que, quando não acreditam mais, passa-se fazê-lo a força”
(cap. 4 pag. 43/52) “Aqueles que somente pela sorte tornam-se, de cidadãos comuns príncipes, com pouco trabalho conquistam, mas com muito conseguem manter...” Estes príncipes que por meio de influência e/ou dinheiro chegam ao poder baseiam-se na sorte e na vontade de quem ali os colocou.” Estes baseiam o próprio poder na vontade e na sorte de quem lhes permitiu obtê-lo...”
(cap. 5 pag.53/58) Dos que conquistaram o principado com malvadez.
Além da sorte e do valor, há ainda duas maneiras de se conquistar o principado. Por meio de enganação e maldade ou, por favor, de seus concidadãos tornam-se príncipes. “Há ainda duas maneiras de um cidadão comum tornar-se príncipe...