Fichamento o Príncipe Nicolau Maquiavel
5996 palavras
24 páginas
Carta de Maquiavel a Francisco Vettori Maquiavel inicia a carta para seu grande amigo salientando sua preocupação com a ausência de correspondências e diálogos com este. Maquiavel demonstra grande afeição ao saber que o amigo torna a progredir em um cargo de seu interesse, fato importante para qualquer ser humano, já que Maquiavel diz que quem deixa de seguir seus objetivos para agradar a outros perde um o conforto e a própria felicidade . Entre algumas lembranças e a disposição da carta, 0Nicolau relata um pouco da rotina que vem seguindo ao amigo. Manifesta, nesta carta, sua preocupação com a obra O Príncipe, temia que alguns não tivessem contato com esta, e que outros pudessem aproveita-se da obra de maneira imoral. Admite que estudou o Estado ao longo dos anos em que esteve afastado de certa vida pública e que retorna á cena governamental com esta obra. Finalizando a carta, pede a opinião do caro amigo Francisco Vettori a quem escreve, e pede-lhe que se certifique e tenha contato com a obra que apresenta.
Carta de Nicolau Maquiavel a Lourenço de Médici Maquiavel, em breve carta a Lourenço, oferece o livro O príncipe como forma de presentear O Magnífico e seu filho, membros de visível importância no cenário a que pertencia, sendo este um presente que foge dos padrões. A busca pelo agrado ao rei ou aos membros de sua família se dava em forma de presentes de significativo valor, e nesta carta, Nicolau realça que não possuindo outra forma de presentear este com algo de valor extremado, dedica-lhe o presente da obra, sendo o acúmulo de conhecimento que ele usou para a escrita desse exemplar, em suas considerações, um presente grandioso e de valor tão estimado quanto os outros presentes que se costumam dar a um rei.
Capítulo I – De Principatibus (Sobre o Principado)
Generaliza as formas de governo existentes anteriormente e atualmente no contexto da época como sendo Repúblicas ou Principados. As formas de se atingir o poder constituem a forma