Fichamento Bibliográfico - O Príncipe, MAQUIAVEL, Nicolau
Direito – 2º Período – Sala 06
Lucas Ferri
O Príncipe
Coronel Vivida
11/ 2012
Lucas Ferri
O Príncipe
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Ciência Política como parte da avaliação referente ao 2º Semestre.
Professor (a): Prof.ª Bárbara Dayana Brasil
Coronel Vivida
11/2012
“O Príncipe” MAQUIAVEL, Nicolau
Na obra “O Príncipe”, escrita em 1513, Maquiavel se encarrega de explicar as maneiras pelas quais um líder político, denominado de Príncipe, pode conquistar e manter o poder de forma eficaz, destacando as qualidades necessárias para o mesmo e os problemas que tal ação traria, acompanhados de suas soluções. Utiliza-se de exemplos históricos para ilustrar erros e acertos em torno da administração do principado.
“É coisa muito natural e comum o desejo de conquistar e, sempre, quando os homens podem fazê-lo, serão louvados...” (Cap. III).
“Disso se extrai uma regra geral que nunca ou raramente falha: quem é causa do poderio de alguém arruína-se, por que esse poder resulta ou da astúcia ou da força e ambas são suspeitas para aquele que se tornou poderoso.” (Cap. III).
“Os Estados que são governados por um príncipe e servos, têm aquele com maior autoridade, porque em toda a sua província não existe alguém reconhecido como chefe senão ele, e se os súditos obedecem a algum outro, fazem-no em razão de sua posição de ministro e oficial, não lhe dedicando o menor amor.” (Cap. IV).
“Quando aqueles Estados que se conquistam, como foi dito, estão habituados a viver com suas próprias leis e em liberdade, existem três modos de conservá-los: o primeiro, arruiná-los; o outro, ir habitá-los pessoalmente; o terceiro, deixá-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criando em seu interior um governo de poucos, que se conservam amigos, porque, sendo