Fichamento O Principe
Itens importantes:
· Um ato maquiavélico = um ato de malicia/artimanha.
· Virtú (saber se adequar ao momento, malandragem).
· Fortuna (o acaso estar ao seu lado, sorte).
· Consentimento da aristocracia e do povo.
· Usar a força de maneira rápida, quase imperceptível).
Três partes:
· Principado.
· Milícias.
· Personalidade do Príncipe (como evitar o desprezo e o ódio).
Parte I -- Principado
Um assunto que se estende por grande parte da obra: os principados (territórios governados por um príncipe). Vale ressaltar a definição de Estado segundo Maquiavel: “... todos os governos que tiveram e têm autoridade sobre os homens... e são ou repúblicas ou principados...” (cap. I).
Os principados, estes agora são diferenciados pela forma com que foram conquistados, contrastando "Os principados conquistados com as próprias armas e qualidades pessoais” (cap. VI), por virtude própria tornaram-se príncipes, e "Os principados conquistados com as armas e virtudes(sorte)"(cap. VII) exemplo de César Borgia, filho do papa Alexandre VI, cujas conquistas foram impulsionadas pelo poder da posição de seu pai e, depois, por alianças com pessoas de punho mais firme que ele. Já em "Dos que conquistaram o principado com malvadez" (cap. VIII), destacando a forma que Maquiavel propõe:"...todas de uma só vez, para que, durando pouco tempo, marquem menos..."(no. 8).Também é interessante a maneira com que os benefícios ao povo devem ser proporcionados:"...pouco a pouco, para serem melhor saboreados..."(no. 8). Por fim, têm-se os principados civil e eclesiástico, que os próprios nomes já dizem.
· Parte II -- Milícias
Milícias (policias) e exércitos, que afirma serem as bases principais de sustentação do poder, ao lado de boas leis, e ambos têm uma forte ligação entre si.
Parte III -- Personalidade do Príncipe
As características da personalidade dos príncipes. Primeiramente o príncipe deve evitar dois