Fichamento - O Príncipe
Fichamento
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo, Abril Cultural - Coleção Os Pensadores, 1979
Capítulo I - De quantas espécies são os principados e de quantos modos se adquirem.
Os principados são hereditários ou novos (membros acrescentados a um Estado que um príncipe adquire por herança). Esses domínios são adquiridos ou estão sujeitos à um príncipe ou são livres e adquiridos por tropas de outros ou próprias, pela fortuna ou pelo mérito.
Capítulo II - Dos principados hereditários
Quer discutir e mostrar como os principados hereditários podem ser governados e mantidos e como é mais fácil se manter num principado hereditário do que o novo.
"(...) nesta espécie de Estados afeiçoados à família de seu príncipe, são muito menores as dificuldades de mantê-los, pois basta somente que não seja abandonada a praxe dos antecessores, e depois se contemporize com as situações particulares, de modo que, se tal príncipe é de engenho ordinário, sempre se manterá no seu Estado, se não houver uma força extraordinária e excessiva que o prive deste; e, mesmo que assim seja, o readquire, por pior que seja o ocupante”. (7)
Capítulo III - Dos principados mistos
Fala sobre os Estados que são em parte hereditários e em parte novos, os Estados Mistos que haviam problemas semelhantes ao dos Estados novos.
(...) uma dificuldade comum a todos os principados novos, a saber, que os homens mudam de boa vontade de senhor, supondo melhorar, e esta crença os faz tomar armas contra o senhor atual(...) depende de outra necessidades natural e ordinária que faz com que um novo príncipe careça ofender os novos súditos com a sua tropa e por meio de infindas injúrias, que acarreta uma recente conquista (...) mesmo que sejas fortíssimo nos exércitos, necessitas do favor dos habitantes para entrar numa província." (9)
Se o príncipe conquistar um Estado semelhante ao existenteos deverá fazer desaparecer a linha dinástica do Senhor que neles imperava