Fichamento - o papel do psicologo escolar
ANDALÓ, Carmem S.A. O Papel do Psicólogo Escolar. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília 1984, vol.4 n° 1 pg. 43. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931984000100009&script=sci_arttext
PALAVRAS-CHAVE: Agente de mudanças, Trabalho em Conjunto, Organização.
Carmem Andaló nesse artigo fala sobre a possibilidade dos psicólogos trabalharem como agentes de mudanças onde segundo a autora (pg 46) “O psicólogo funcionaria como um elemento catalisador de reflexões, um conscientizador dos papeis representado pelos vários grupos que compõem a instituição”, sem perder o individuo de vista, porem sempre levando em conta sua inserção em um contexto organizacional que não pode ser desprezado.
Ela propõe um trabalho em conjunto com o corpo docente e discente bem como todo o conjunto de direção, todos os grupos que formam essa grande organização a escola, conscientizando-os sobre a realidade atual da escola, sobre seus objetivos, escolhas, sobre a relação aluno professor em sim um trabalho com todos os elementos que compõem o grupo.
Para chegar a essa conclusão ela fala brevemente sobre a historia da psicologia escolar e o quanto tem deixado a desejar na formação desses psicólogos, diz que as instituições acadêmicas não dispõem de o tempo devido a questões escolares, focando mais em clinica e quando esses profissionais vão para outra área de trabalho que não seja clinica acabam fazendo a mesma coisa o que no casa da psicologia escolar não tem ajudado muito. Pois a partir do momento que você passa a atribuir o fracasso escolar somente ao aluno, você tira a responsabilidade da mão da organização, ficando cada vez mais difícil trabalhar com o individuo.
Ela busca como alternativa o trabalho em conjunto em busca de uma reflexão mais critica, mais sem perder o individuo de foco, pois ela não desconsidera que as vezes o problema pode estar relacionado ao individuo, mas mostra a importância de se olhar