Fichamento O Alienista
É sabido que, apenas no inicio do século XIX, após a publicação em 1801 do Tratado por Pinel, a loucura passa a ser vista como doença e a Psiquiatria é criada como especialidade médica (CECARELLI, 2005). Antes disso, os loucos eram considerados possuídos e interpretados em termos de “perversões sobrenaturais”.
Essa parte mostrada no texto mostra a evolução da Psiquiatria na Medicina.
Nota-se como os critérios utilizados pelo alienista na construção de sua classificação das doenças mentais dos enfermos da Casa Verde estão em conformidade com o modelo de ciência positiva calcada na observação dos fenômenos, na busca por leis gerais, e no abandono da investigação de suas causas.
Os critérios usados pelo alienista na sua classificação de doenças mentais da Casa Verde lembra o modelo de ciência positiva calcada na observação dos fenômenos e no abandono da investigação de suas causas. Birman (2000,p.180-1) aponta que a psiquiatria, de Pinel a Esquirol, encontrava causas morais para os distúrbios mentais, quando eram as causas físicas as procuradas. Disso resulta o afastamento decisivo da Psiquiatria dos cânones do saber médico...
Isso mostra que Simão Bacamarte usava o saber da Psiquiatria naquela época para “internar” as pessoas de Itajaí na Casa Verde. Segundo Birman, “a psiquiatria era uma falsa medicina...”.
D. Evarista tem uma surpresa ao constatar a “vialáctea de algarismos” dos livros caixas e ao ver as “arcas, onde estava o dinheiro”: “Deus! eram montes de ouro, eram mil cruzados sobre mil cruzados, dobrões sobre dobrões; era a opulência” (p.100).
Esta parte da história mostra a realidade ainda presente da rentabilidade dos Hospitais Psiquiátricos, da “mercantilização da loucura”.
Segundo Foucalt, dois acontecimentos assinalam essa passagem com clareza são os elementos primordiais dessa estrutura de exclusão: a criação do Hospital Geral e da ‘grande internação’ dos pobres, ambos ocorridos em 1657; e em 1794, ano da