Fichamento E isto o homem? Primo Levi
A viagem
O primeiro mandamento do homem é perseguir os seus intentos (planos, projetos), por meios idôneos, e quem erra paga.
Os prisioneiros eram famílias detidas pelos fascistas ou nazistas, por falta de prudência ou alguém os delatara. Poucos se apresentaram espontaneamente, devido ao desespero de viver errantes e fugidios, ou por terem ficado sem recurso algum, ou por não querer se separar de um parente já detido, ou ainda, absurdamente, para ficarem “dentro da lei”. Militares Iugoslavos e suspeitos politicamente.
Para a surpresa deles os judeus iam ser deportados, deveriam preparar-se para uma viagem de 15 dias. Para cada um que faltasse dez seriam mortos no lugar.
Das quarenta e cinco pessoas que viajaram com o primo Levi no seu vagão só quatro voltaram a ver suas casas, e o vagão dele foi o mais afortunado.
Sofreram com sede, frio, fome, fadiga, falta de sono, tensão nervosa, noites de pesadelo sem fim.
Poucos homens sabem enfrentar a morte com dignidade. Poucos sabem calar e respeitar o silêncio alheio. O sono era interrompido por brigas alheias.
Havia mais de quinhentos naquele trem, mas só entraram noventa e seis homens e vinte e nove mulheres, os considerados hábeis.
No fundo
Em cima do portão uma frase iluminada: O trabalho liberta.
No campo a gente enlouquece.
Ofensa e aniquilação do homem, condição humana mais miserável não existe, não dá para imaginar.
Roubaram tudo até o nome deles. O nome foi substituído por um numero.
Os judeus levam a Estrela de Davi vermelha e amarela.
Aprenderam que tudo é útil e tudo pode ser roubado.
A morte começa pelos sapatos, para alguns são verdadeiros instrumentos de tortura, criam feridas dolorosas e sujeitas a infecções na certa.
A vida deles era sair e voltar; trabalhar, dormir e comer, adoecer, sarar e morrer.
Raramente os homens são razoáveis quando está em jogo a sua própria sorte; eles preferem sempre as atitudes extremas, alguns acham que logo vão morrer, outros