Fichamento e Conceitos Sociológicos
1-“França e Inglaterra desenvolveram o pensamento social sob a influência do desenvolvimento industrial e urbano, que tornou esses países potências emergentes nos séculos XVII e XVIII e sedes do pensamento burguês na Europa. A indústria e a expansão marítima e comercial colocaram esses países em contato com outras culturas e outras sociedades, obrigando seus pensadores a um esforço interpretativo da diversidade social. O sucesso alcançado pelas ciências físicas e biológicas, impulsionadas pela industria e pelo desenvolvimento tecnológico, fizeram com que as primeiras escolas sociológicas fossem fortemente influenciadas pela adaptação dos princípios e da metodologia dessas ciências à realidade social.” (Página 94)
Temos aqui o desenvolvimento Francês e Inglês, vivenciando as revoluções burguesas com a industrialização tardia nas colônias, o que acarreta a modificação radical no modelo de produção. Antes das indústrias o que se era produzido por manufatura, mudou o modelo de produção, o que gerou articulações, como as necessidades, o que na verdade é uma falsa necessidade de consumo.
Tem-se o capitalismo expandindo através da colonização, da dominação, conquistando territórios. Com um novo modelo de produção e quem produz a verdade e o conhecimento é a ciência naturais, a qual usa para produzir conhecimento através da experimentação.
2-“Na Alemanha, entretanto, a realidade é distinta. O pensamento burguês se organiza tardiamente e quando o faz, já no século XIX, é sob influência de outras correntes filosóficas e da sistematização de outras ciências humanas, como a história e a antropologia.” (Página 94)
Na Alemanha os burgueses começam a se organizar a partir do pensamento histórico e antropológico, que é o homem, os valores humanos, as culturas. Eles são influenciados por essas áreas da ciência e não influenciados por pensamento político e econômico, o qual