agente de assepsia
Agentes de assepsia
A função desses diversos agentes de assepsia é eliminar ou reduzir a microbiota transitória ou residente, porém a água é tão fundamental quanto, e deve ser livre de contaminantes químicos e biológicos, os sabões recomendam-se que sejam líquidos e tipo refil devido ao menor risco de contaminação. Esses agentes são chamados de anti-sépticos, nos quais os mais utilizados são:
Álcoois: Atua principalmente causando uma desorganização na estrutura lipídica das membranas, mas também desnatura proteínas. Alcoóis - Requer a presença de água para sua atividade máxima, então o etanol a 70% é muito mais efetivo que 100%.
Clorexidina: A cloro-hexedina é um germicida do grupo das biguanidas, apresenta maior efetividade com um pH de 5 a 8, e age melhor contra bactérias Gram-positivas do que Gram-negativas e fungos. Tem ação imediata e tem efeito residual. Apresenta baixo potencial de toxicidade e de fotossensibilidade ao contato, sendo pouco absorvida pela pele integra. Para casos de alergia ao iodo, pode-se fazer a degermação prévia com solução detergente de clorohexidina a 4%.
Compostos de Iodo: O composto de iodo mais usado é o álcool iodado a 0,5% ou 1 %. A solução de iodo deve ser preparada semanalmente e condicionada em frasco âmbar com tampa fechada, para evitar deterioração e evaporação e devidamente protegido da luz e calor. Os compostos iodados têm ação bactericida, bacteriostático e residual.
Iodóforos: O iodóforo mais usado para a anti-sepsia das mãos é a solução degermante, de PVPI a 10% (1% de iodo ativo), em solução etérica, que é bactericida, tuberculicida, fungicida, virucida e tricomonicida. Essa solução tem a seu favor, o fato de não ser tão