fichamento e anotações
1- CONCEITO – É um tipo de resumo. Consiste em uma versão pessoal e sucinta de uma fonte oral ou escrita, empregando frases próprias evitando,assim, a reprodução textual. Porém , deve-se atentar em reproduzir com precisão as idéias do autor. É um processo onde se seleciona, organiza e se registra dados ou informações para posterior aproveitamento.
2- COMO? Para resumir, constatar o que o autor afirma, deve-se fazer uma leitura crítica (reflexiva), escolhendo as idéias através das palavras que as exprimem, ou seja, as palavras- chaves, a frase mestra e os §§ chaves, diferenciando as idéias principais das secundárias, hierarquizando-as, verificando as ligações que unem duas idéias paralelas ou opostas e identificando o encadeamento lógico das idéias. Em seguida, formar frases que envolvem as idéias, confrontá-las com o texto original e estilizá-las.
1º - Ler o texto todo, marcando na margem com uma convenção qualquer, as partes importantes, sem a preocupação de fazer a anotação.
2º - Reler as partes assinaladas e ai sim, fazer a anotação, identificando as idéias principais (títulos, subtítulos), atentando para sua hierarquização (encadeamento lógico das idéias). Para tanto, utilizar numeração progressiva.
3- CARACTERIZAÇÃO
Um fichamento deve ter basicamente duas coisas: - aula – prof./ data/ tema - Bibliografia - livro artigo - Os dados - resumo
Deve atentar, no mínimo, para o seguinte:
- cada assunto uma ficha (unidade autônoma)
- registrar a fonte
- registrar o número da página
- numerar as fichas
- intitular/ discernimento
- escrever, preferencialmente, a lápis
- deve conter as idéias do autor e não só os títulos
- não é uma série de citações neutras, nem um conjunto de frases neutras. É uma síntese.
- não se deve anotar, apenas frases isoladas.