AGRICULTURA
O mamão é um fruto que apresenta alta perecibilidade quando estocado em condições ambientais. Isso devido ao fato da alta taxa respiratória do fruto e a produção de etileno após a colheita, ou seja, o mamão é um fruto climatérico. Portanto é fundamental que se faça o controle de amadurecimento para aumentar a vida de prateleira do mamão.
Uma prática eficiente para o controle de amadurecimento e aumento da vida útil dos frutos é a utilização de filmes plásticos flexíveis como embalagem de atmosfera modificada. Essa técnica promove uma redução na taxa de respiração, além de minimizar o crescimento de microrganismos que causariam injúrias nos frutos e também retarda a deterioração enzimática.
A utilização de embalagens de atmosfera modificada (EAM) dá ao fruto uma condição de permeabilidade a diferentes gases que ajuda a regular as trocas gasosas durante a estocagem do produto.
Um dos filmes que tem sido utilizados como EAM é o polietileno de baixa densidade (PEBD). Esse filme apresenta permeabilidade seletiva aos gases emitidos durante a estocagem de frutos, além de minimizar a transpiração. Outros filmes como o Xtend têm sido desenvolvidos para a aplicação pós-colheita de frutos.
Nesse contexto, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar e avaliar o efeito da modificação da atmosfera por embalagens com filmes plásticos PEBD e Xtend sobre as características físicas, químicas e respiração de frutos de mamoeiro cv. Golden, mantidos sob condições de estocagem refrigerada a 10ºC
3- RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os frutos embalados com o filme PEBD apresentaram um aumento da quantidade relativa de CO2 após oito dias de armazenamento e em 26 dias de estocagem reduziu a quantidade de CO2. Já os frutos embalados com o filme plástico XTEND apresentaram uma diminuição da emissão de CO2 aos 16 dias. Frutos embalados com PEBD apresentou maior espessura, produziu mais CO2 do que o de embalagem XTEND.
A perda da massa dos frutos