FICHAMENTO - A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
1. Indicação bibliográfica:
ORWELL, George. A Revolução dos Bichos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
2. Resumo
A revolução dos bichos é uma fábula de Estado, onde os animais de uma fazenda, cansados do modo de vida a qual eram submetidos pelos humanos, em um regime opressor em que poucos mandavam e a maioria obedecia, iniciaram uma revolução em busca de um ideal de liberdade e felicidades para todos os animais. Esse ideal foi o sonho de um porco ancião que morreu logo depois de revelá-lo. Após a vitória da revolução e a expulsão do proprietário da fazenda, iniciaram seu próprio modo de viver inspirado no seguinte lema: “quatro pernas bom, duas pernas ruim” e “todos os animais são iguais”. Novas regras e leis foram estabelecidas e um novo comando foi aos poucos se formando. Os porcos constituíam esse comando, pois eram considerados mais cultos, inteligentes e politizados. Contudo, entre esses novos líderes houve dissenção e por meio de um golpe de força, o comando foi novamente tomado e assumido pelo líder vilão daquela composição. O líder bom e honesto foi banido da fazenda.
Como a maioria dos animais era considerada inferior e incapaz de raciocinar com clareza e coesão, como de fato se mostrava, era facilmente convencida sobre quem deveria ser o vilão e o herói e sobre as novas interpretações das leis e regras que eram sutil e astutamente alteradas. Também foram convencidos sobre a superioridade moral, intelectual, social e política dos porcos governantes. Nesse novo regime, os animais considerados inferiores, trabalhavam intensamente para a construção da nova sociedade idealizada, enquanto isso os governantes gastavam os recursos deliberadamente em benefício próprio, inspirados por um novo lema: “todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros”.
Num processo contínuo e progressivo, os novos líderes que agora estavam no poder, se tornaram mais opressores que os homens que antes lideravam