FICHAMENTO A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
ORWELL, George. A Revolução dos Bichos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
2. Resumo
A história se passa na “Granja do Solar”, uma fazenda em decadência devido a mal administração do seu proprietário Sr. Jones. Diante da péssima situação em que vivem os animais o velho Major (porco) resolve contar aos demais sua ideia de um novo sistema econômico e político onde seria possível os animais governarem e se sustentarem sem a presença opressora do homem. A convocação de uma revolta foi feita sem data para acontecer, mas que era necessária para uma melhor condição de vida.
Alguns dias mais tarde o velho Major faleceu alimentando ainda mais a ideia de rebelião entre os animais. Depois de muitos encontros secretos foi instituído o Animalismo, novo sistema de pensamento baseado nos ensinamentos do velho Major (7 mandamentos). Certo dia, depois de passarem fome por desmazelo do Sr. Jones os animais usando de sua força conseguiram expulsar Sr. Jones e seus peões da Granja do Solar, agora passava a se chamar “Granja dos Bichos”. Os porcos os mais inteligentes, tomaram a posição de lideres, então aprendem a ler e a escrever. Os outros animais acolhem, com alegria e obediência, tal ensinamento, já que, agora, finalmente, estariam libertos da escravidão.
Passados os primeiros meses da revolta, diante de alguns desentendimentos entre os porcos (lideres), um novo golpe acontece agora planejado e liderado de forma sorrateira pelo porco Napoleão. Napoleão criou um exército (cães) que eram retirados de suas mães sem explicação. Este exército atacou o então líder (bola-de-neve), que para não ser morto foge sem nunca mais alguém ter o visto. Bola de Neve passa a ser um traidor. Já Napoleão assume a posição de líder e começa a fazer algumas modificação na ideologia inicial. A cada acontecimento palavras são acrescentadas aos mandamentos instituídos e devido a pouca memória dos bichos passa despercebido e aceito por todos. Alguns anos mais