A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FATOR DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A GESTÃO AMBIENTAL
RESUMO
No cenário global em que vivemos de grandes impactos ambientais, há necessidade de inserir a educação ambiental no ambiente escolar, pedagogia ambiental, de modo que todos se sensibilizam para melhor condição de vida. O objetivo geral deste trabalho é demonstrar os conhecimentos dos conceitos de educação ambiental e gestão ambiental, contribuir para que se possa praticar no ambiente escolar alternativa para sensibilizar os indivíduos, adaptar um conhecimento adequado de educar e formar pessoas conscientes de suas responsabilidades em relação ao meio ambiente. A pesquisa deste estudo foi delineada no formato de pesquisa descritiva, através de bibliografias de diferentes autores sobre o assunto. Este estudo possibilitou a compreensão da necessidade da Educação Ambiental como instrumento de Gestão Ambiental nas escolas. Os resultados mostram que a Educação Ambiental torna-se indispensável em qualquer tecnologia de Gestão Ambiental, e a escola é o lugar ideal para que esse processo ocorra, para formar conexões e informações sobre a responsabilidade em relação à preservação e conservação do ambiente global.
Palavras-Chave: Educação Ambiental. Gestão Ambiental. Escola. Sensibilização.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, a Educação Ambiental vem assumindo uma crescente importância na sociedade, principalmente pela urgência de reversão do quadro de deterioração ambiental. A Educação Ambiental deve ser desenvolvida como uma prática sócio-educativa integrada, contínua e permanente, mantendo-se em todos os níveis e modalidades do ensino formal (JACOBI, 2003).
Cada vez mais se intensifica as preocupações inerentes a temática ambiental, e assim surge iniciativas dos variados setores da sociedade para o desenvolvimento de atividades e projetos com intuito de educar e sensibilizar a comunidade em questões ambientais.
A Educação Ambiental é a atividade involuntária do aprendizado