Fichamento A historia da riqueza do homem
A
Capitulo I: SACERDOTES, GUERREIROS E TRABALHADORES.
“A sociedade feudal consistia nessas três classes – sacerdotes, guerreiros e trabalhadores, sendo que o homem que trabalhava produzia para ambas as outras classes, eclesiástica e militar.” (p.3).
“[...] trabalho na terra, cultivando o grão ou guardando o rebanho para utilizar a lã no vestuário.” (p.4).
“A maioria das terras agrícolas da Europa ocidental e central estava dividida em áreas conhecidas como “feudos”. Um feudo consistia apenas em uma aldeia e as varias centenas de acres de terra arável que a circundavam, e nas quais o povo da aldeia trabalhava.” (p.4).
“Cada propriedade feudal tinha um senhor.” (p.4).
“[...] a terça parte do todo, pertencia ao senhor [...]”. (p.4).
“[...] a outra ficava em poder dos camponeses, que então, trabalhavam a terra. Uma característica curiosa do sistema feudal é que as terras não eram continuas, mas dispersas em faixas, [...]”. (p.4).
“A cultura em faixas foi típica do período feudal.” (p.5).
“[...] as duas características importantes do sistema feudal. Primeiro, a terra arável era dividida em duas partes, uma pertencente ao senhor [...]”. “[...] outra era dividida entre muitos rendeiros camponeses; segundo, a terra era cultivada não em campos contínuos, tal como hoje, mas pelo sistema de faixas espalhadas.” (p.5)
“O camponês era, então, um escravo? Na verdade chamavam-se de servos [...]” (p.6).
“[...] o servo, não podia ser vendido fora de sua terra. Seu senhor poderia transferir a posso do feudo a outro, mas isso significava apenas que o servo teria novo senhor; [...]”. (p.6).
“Jamais se pensou em termos de igualdade entre senhor e servo.” (p.7).
“Hoje em dia, [...]”. “[...] chamamos um homem de rico pelos bens desse tipo que possui. Mas no período feudal a terra. produzia praticamente todas as mercadorias de que se necessitava e, assim a terra e apenas a terra era