Fichamento a ascensao da classe criativa
1- FLORIDA, Richard L. A ascensão da classe criativa: e seu papel na transformação do trabalho, do lazer, da comunidade e do cotidiano. Tradução: Ana Luiza Lopes. Porto Alegre, RS: L&PM, 2011.
2- Palavras - chave: Economia, Criatividade, Diversidade.
3.1-Capitulo 1- A transformação do cotidiano
“A criatividade é multidimensional e se apresenta de diversas formas que se potencializam. É um erro pensar, como muitos, que ela se limita a criação de inventos espalhafatosos, novos produtos ou novas empresas.
Na economia de hoje, a criatividade é generalizada e continua: estamos sempre revendo e aprimorando cada produto, cada processo e cada atividade imaginável, e integrando-os de novas maneiras. Alem disso, a criatividade tecnológica e econômica é fomentada pela criatividade cultural e interage com ela. Esse diálogo é evidente no surgimento de novas áreas como a computação gráfica, a musica digital e a animação.” (FLORIDA, Richard. p. 5).
“As profundas e duradouras transformações da nossa era não são tecnológicas, mas sociais e culturais. Não é fácil percebê-las, pois são consequência do acumulo de pequenas mudanças graduais no dia a dia. Essas transformações foram se desenvolvendo ao longo de décadas, mas só agora estão vindo à tona.” (OP CIT. p. 17).
3.2 – Capitulo 2 - Ethos criativo “A criatividade se vale de modo crucial das nossas habilidades triviais. Poder de observação, memória, visão, fala, audição, compreensão, linguagem e capacidade de fazer analogias: todas essas faculdades do homem comum são importantes”. (BODEN, Margaret. p. 32).
“Um intelecto que tenha acumulado diversas experiências e perspectivas favorece a criatividade. [Isso esta] relacionado à mente que demonstra interesses e conhecimentos diversos”. (SIMONTON, Dean Keith. p. 33).