Fichamento - Winock (As ideias políticas)
1058 palavras
5 páginas
WINOCK, Michel. As ideias políticas. In: RÉMOND, R. Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. P. 271-294.Maiara Caliman Campos Figueiredo
A ideia principal do autor foi descrever a evolução da história das ideias políticas, identificando basicamente dois momentos bem característicos. Um primeiro momento marcado pelo estudo das grandes obras políticas de grandes autores, que Winock chamou de história pelos pináculos. Posteriormente, houve uma renovação do corpus, onde se buscou além das grandes obras literárias, outros meios de expressão que atingiam as grandes camadas da população.
p. 271
O lugar que as ideias se fixam, no campo político dos Estados contemporâneos, se divergem em duas opiniões. A primeira opinião defende que as ideias políticas remontam ao século das Luzes, cujos filósofos conferiram às ideias e à educação destinada a difundi-las uma função motriz na marcha das sociedades em direção ao progresso. E uma segunda opinião, defendida por Marx, diz que as ideias são apenas o reflexo dos interesses de classe, então era preciso, não partir daquilo que os homens dizem, mas partir dos homens na sua atividade real, ou seja, não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência. A ideologia não passa de um sistema de justificação das relações sociais, em benefício da classe dominante.
p. 272
No feudo marxista, a função da ideologia foi reavaliada na prática revolucionária e na instauração de um Estado socialista. Mas, com os regimes de democracia liberal do século XX, as ideias não mais serviam para reforçar as bases dos Estados, pois estes passaram a se pautar no pluralismo político.
p. 273-274
Na Escola de Ciência Política de Paris, com André Siegfried, foi criado um sistema de ensino complementar da história política com a historia literária, sob a justificativa de que era importante dar aos alunos uma cultura política, para assegurar-lhes uma certa familiaridade com as grandes obras teóricas,