Fichamento Vic
Centro de Ciências Sociais e Jurídicas
Curso de Direito
Disciplina: Ciência Jurídica 1º B Noturno
Docente: Camila Stohrer
Acadêmico: Victória de Almeida Goularte
Fichamento
1. Obra em Fichamento: BITTAR, Eduardo C. B. Curso de filosofia política - 2.ed., rev., aum. e modificada / 2005 São Paulo, SP: Atlas, 2005.
2. Destaques
2.1 – “A experiência política é vital para a experiência jurídica na medida em que aquele nutre o Direito de legitimidade.” Página 19.
O Conhecimento politico é essencial para o jurídico, desde que o mesmo atue de acordo com a razão, com a justiça e com a lei.
2.2 – “Mais do que se pensa, o jurista está próximo do poder. Mais do que se imagina, o jurista está às voltas com questões do poder.” Página 20.
O Jurista influencia nas decisões do poder, pois possui conhecimento jurídico, e tem função de tomar decisões, tem o PODER e o DEVER de obter soluções.
2.3 – “A diferença entre força e poder deixa-se demonstrar de um modo bastante simples: no relacionamento entre gato e rato.” Página 21.
A força é algo mais imediato que o poder. O poder em seus estágios mais profundos ocorre antes da força. O poder é mais universal e amplo. É o rato à mercê da força do gato.
2.4 – “O Direito age, socialmente, de modo a controlar e determinar comportamentos. É, por isso, expressão do poder, seguindo a definição anteriormente apresentada.” Página 22.
O Direito é o ordenamento de normas ou leis que regem a vida em Sociedade, ou seja, designa ações da população civil e militar. Qualquer e toda estrutura da vida social possui regras para que todos possam viver em harmonia, aí está o poder e importância do Direito.
2.5 – “Enfim, não importa a autoridade da qual provenha o ato ou a decisão, o jurista ali está para discutir e enfrentar os aspectos mais complexos, seja da forma, seja do mérito do ato.” Página 23.
O Jurista trabalha expressando ideias baseadas em um estudo cientifico na tentativa de conseguir