Fichamento: Uma Introdução ao Pensamento de Vygotsky
Vygotsky teve uma morte muito precoce, só que teve muitos seguidores que tentavam rediscutir e sistematizar sua teoria histórico-cultural também conhecida por abordagem sócio - interacionista essa teoria tem como objetivo saber o desenvolvimento de uma pessoa,o modo que ela se comporta a compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade.Seus principais fundamentos são materialismo histórico e o materialismo dialético.
Vygostky dedicou-se também a estudo das Funções Mentais Superiores. Esse estudo baseia-se no simples fato de que nos seres humanos podemos fazer coisas que não estão ao nosso alcance como, por exemplo, imaginar situações que não existiram, ou pensar em algo que não podemos ver, isso vem dos aspectos humanos como a memória, lembranças imaginação dentre outras.
As Funções Mentais Superiores.
Vygostky disse que tinha dois tipos de elementos mediadores: os instrumentos que é um elemento externo ao indivíduo, voltado para fora dele, instrumentos psicológicos, têm a função de auxiliar o homem nas suas atividades psíquicase os signos o homem pode controlar voluntariamente sua atividade psicológica e ampliar sua capacidade de atenção, memória são basicamente em forma de linguagem tanto escrita como desenhada.
Conceitos cotidianos e conceitos científicos.
Teve dois tipos de formação de conceito um era espontâneo ou cotidiano e o outro era cientifico que eram completamente diferentes. Os conceitos científicos são sistemas de relações estabelecidas entre objetos já definidos pelas teorias formais, sendo formulados historicamente pela cultura e não pelo indivíduo propriamente. Os conceitos espontâneos ou cotidianos têm sua origem em confrontos de situações concretas na convivência diária, por meio da observação, manipulação e vivências. É relação que a pessoa tem no seu dia- dia, o que ela passa nos seus dias suas experiências sendo boas ou ruins.
O papel da escola no