Fichamento texto “O que é filosofar? Do mito à razão”
“O que é filosofar? Do mito à razão”
Os conceitos de filosofar
O verbo filosofar pode ser utilizado com três significados distintos: (i) como simples sinônimo de “pensar”, quando se pensa (filosofa) sobre a vida; (ii) como sinônimo de “saber viver”, ou seja, viver com sabedoria; e (iii)como “o filosofar propriamente dito”, repensar o cosmo, o homem e os deuses com base na razão. Filosofar é, portanto, encontrar a verdade por meio da razão.
Mito x Filosofia
A civilização grega se desenvolveu rodeada de inúmeras ilhas, o relevo montanhoso facilitou a formação de grupos humanos isolados e autônomos, como de fato foram cidades-estados (as polis). A pouca fertilidade do solo acidentado fez com que os gregos desenvolvessem a navegação e o comércio, vitais para garantir sua sobrevivência e enriquecimento.
Foi nos séculos VI e V a.C., no apogeu econômico, político e cultural das pólisque surgiu na cultura grega o confronto entre mito e filosofia. Tanto mito quanto filosofia, visam à responder aos questionamentos sobre o sentido da vida, a natureza do homem e do universo, assim como justificar as normas políticas, éticas e religiosas.
A diferença específica entre mito e filosofia está no fundamento de suas argumentações. O mito é uma narrativa imaginária que estrutura e organiza de forma criativa as crenças culturais. A narrativa grega é impregnada de sabedoria e conhecimento das paixões humanas, dosproblemas existenciais e da necessidade de leis que possibilitem a vida em comum.
Os gregos cultos sentiram necessidade de encontrar uma linguagem mais universal e rigorosa para justificar o universo e as próprias instituições. Os conservadores queriam manter o sistema explicativo do mito, muito mais popular e eficaz para preservar seus privilégios. No entanto, os filósofos desejosos de mudança, rejeitavam as explicações míticas e eram favoráveis às reivindicações, democratizando assim o sistema político.
O novo conceito de