Fichamento texto história do ensino da história
A transformação da História em disciplina escolar ocorreu primeiramente na França, em meados do século XVIII, e esta legitimação deu se graças ao movimento chamado revolução positivista. Já no Brasil a História virou disciplina escolar no século XIX, e em seu começo muito deficiente, era ministrada no colégio Dom Pedro II, e era ensinado a história europeia,sendo ela ensinada como única e com verdade absoluta, ensinavam se também a historia de grandes nomes,datas e batalhas. Mesmo com a Proclamação da republica, o ensinamento continuou voltada para a história europeia, mas esta tendência foi duramente criticada pelos historiadores brasileiros, e vista como o grande problema desta disciplina.
A partir de 1860, começa se a incluir a historia nacional, no ensino da disciplina de História, mas o ensino da história europeia continua dominante. A partir da década de 60 do século XIX, cria se a concepção de que o ensino de história tem a responsabilidade de formar cidadãos, então os conteúdos desta disciplina têm como foco, a constituição e a formação da nacionalidade.
Em 1980 o ensino da história tornou se alvo de debates em ampla escala, tornou se um campo de pesquisa de teses, dissertações e diferentes publicações. Houve também a realização de congressos, simpósios e encontros, cujo debate principal era a disciplina de história. Temas como a condição reprodutivista da historia nas escolas, bem como a problemática dos livros didáticos, foram e continuam sendo o cerne de debates entre os historiadores.
Houve uma reestruturação curricular na década de 1980, onde o grande marco foi o adentra mento de professores e alunos como sujeito da história e da produção do conhecimento histórico, deixando de lado a forma tradicional de ensino, no qual o professor era visto como transmissor do conhecimento, e o aluno