Fichamento Tardif
Definição de Escola : construção social e histórica possui características únicas que influenciam no trabalho decente.
- Espaço social que define como o trabalho dos professores é repartido, realizado, planejado, remunerado e visto pelos outros.
Se caracteriza por “tecnologias” particulares (programas, disciplinas, matérias, objetivos, etc.) com as quais os agentes devem lidar para atingir os seus fins. codificação e a burocratização do trabalho dos agentes escolares, basta verificar a complexidade dos mecanismos administrativos que regem as relações de trabalho dentro das escolas. E todos esses fenômenos afetam o trabalho docente
2.1. As bases organizacionais do trabalho docente
Mapeamento da evolução histórica da escola para evidenciar sua estrutura básica:
- Inicio aproximadamente no séc. XVI com os primeiros colégios.
- Consolidação e foi difundida no fim do séc. XVIII
- Expansão nos sécs. XIX e XX pelas vias da estatização, da obrigatoriedade escolar e da democratização do ensino.
Conservou-se como uma organização básica, estável, que pouco se alterou com as variações que sofreu na história, instalando cada vez mais uma administração e uma burocracia.
2.1.1 A escola como organização separada dos espaços sociais
Desde o século XVII a escola se estrutura como espaço social autônomo, fechado e separado do ambiente comunitário, ao manter as crianças no interior dos seus muros, para um tratamento particular, coletivo e de longa duração, que não tem equivalente no contexto da comunidade social. (Vale ressaltar que estes alunos não têm a mínima noção dos objetivos de sua formação, e espera-se deles uma atividade receptiva a um saber transmitido por adultos, que tem como função principal “ensinar”). (57/59)
Surgimento da pedagogia escolar, um novo