FICHAMENTO SOCIOLOGIA
RESUMO
Por meio de depoimentos de alunos, o autor analisa as transgressões ocorridas nos últimos quinze anos. Ao julgar que a inclusão das artes no contexto curricular das várias disciplinas, nos cursos complementares ou nos universitários, seja uma transgressão fundamental para educação. Devido a insatisfação do atual sistema de avaliação e a perda da qualidade no processo educacional. Onde o rumo da escola se perdeu? Em busca de respostas, o autor direciona a presente obra. Ruy Cesar do Espírito Santo é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A TRANSGRESSÃO DO ESPAÇO
Assim, o espaço físico da sala de aula deverá integrar-se ao espaço maior, quer pela sua disposição interna (como por exemplo, a disposição em círculo), facilitando a comunicação professor-aluno, quer pela sua integração com o “mundo-vida” do aluno. (p.29)
A busca de um novo paradigma em educação passa pela constatação de um universo em permanente mutação, que não se coaduna com a rigidez do uso do espaço. (p.31)
A transgressão do espaço cultural significa a ruptura de mundo fechado, tantas vezes identificado como “segundo útero” a ser rompido pelo ser humano em desenvolvimento. Na verdade, o educando necessita alargar sua visão para adequar à globalidade... (p.32)
A proposta aqui apresentada é a psicologia instrucional que vê a mente como computador e não como instrumento de capacidade de dar sentido à realidade, de interpretá-la e transformá-la, sem se prender a espaços físicos e ao autoritarismo das regras educacionais.
A TRANSGRESSÃO DA BARREIRA EMOCIONAL
A emoção é tão importante quanto a razão. E faz parte do campo do educador, já