Fichamento - sociologia jurídica
LIVRO: RENASCIMENTO DE NICOLAU SEVCENKO
CONDIÇÕES HISTÓRICAS GERAIS
“A economia de subsistência e de trocas naturais tendia a ser suplantada pela economia monetária, a influencia das cidades passou a prevalecer sobre os campos a dinâmica do comércio a força da mudança e a ruptura das corporações de oficio medieval. A nova camada dos mercadores enriquecidos, a burguesia procurava de todas as formas de conquistarem um poder político e um prestigio social correspondente a sua opulência material.” Pag. 05.
COLAPSO
“A peste negra foi sem duvida um efeito das precárias condições de vida e higiene existente nos burgos da baixa Idade Media. As aglomerações desordenadas de casas no espaço estreito das muralhas, a ausência de qualquer sistema de esgoto ou saneamento, a inobservância de quaisquer habito de higiene e limpeza eram decorrentes de um crescimento urbano muito rápido e tumultuoso. Por isso, algumas cidades se tornaram focos epidêmicos, de onde as pessoas fugiam apressados para ir transmitir a moléstia para as outras e assim por diante, atingindo a totalidade do continente e exterminando cerca de um terço ate metade da população européia.” Pag.07.
FORTALECIMENTO DA MONARQUIA
“A unificação política significava também a unificação das moedas e dos impostos, das leis e das normas de pesos e medidas, fronteiras e aduanas. Significava a pacificação das guerras feudais e a eliminação do banditismo das estradas. Com a grande expansão do comercio, a monarquia nacional criaria a condição política indispensável a definição dos mercados nacionais e a regularização da economia internacional.” Pág. 09.
NOVA ORDEM SOCIAL
“O período e de grande inventividade técnica estimulada pelo desenvolvimento econômico e estimuladora desse desenvolvimento. Criam-se novas técnicas de exploração agrícola e mineral, de fundição e metalurgia de construção naval e navegação, de armazenamento e de guerra. É o momento da invenção da imprensa e de novos tipos de papel e