Fichamento Sobre O Reinado de D. Pedro I
Professor: Viviane Galvão
2 ANO C
Nº: 17
O reinado de Dom Pedro I: uma cidadania limitada.
O império fundado por Dom Pedro não teve aceitação pacífica em alguns lugares. Na Bahia, Grão-Pará, Maranhão, Piauí e no Ceará houve conflitos armados.
As lutas pela independência:
Bahia: as forças portuguesas recusaram a emancipação e ocuparam Salvador, prendendo o líder da resistência baiana (Freitas Guimarães) e fazendo com que os outros se deslocassem para a região do recôncavo.
Batalha do Pirajá: Devido aos reforços vindos do Rio de Janeiro, em 22 de novembro, as tropas de Madeira de Melo foram derrotadas pela resistência baiana. Conflitos só chegaram ao fim em 2 de julho do ano seguinte, quando os portugueses fugiram para Portugal.
Piauí: A emancipação foi conquistada nos campos de batalha. Em outubro de 1922, a Câmara de Paranaíba se mostrou favorável à independência. Pensando em reprimir as manifestações, tropas portuguesas se dirigiram para o norte da província.
Ceará: Forças populares tomaram Fortaleza e formaram um governo emancipacionista. Tropas do Ceará, Maranhão e Bahia juntaram-se aos piauienses na cidade de Campo Maior, para impedir a passagem das tropas portuguesas
Batalha do Jenipapo: 5 horas de luta que resultaram no enfraquecimento das tropas portuguesas, mas os nordestinos foram forçados a se render em Caxias, onde a batalha acabou.
Pará: Líderes populares invadiram o palácio do governador e assumiram a liderança. Porém, as autoridades nomeadas por Dom Pedro I, se opuseram a essa iniciativa, prendendo e fuzilando grande parte deles.
O reconhecimento da independência:
Portugal reconheceu a emancipação do Brasil em 1825, exigindo: O pagamento de 2 milhões de libras, título do imperador do Brasil para Dom João VI e o compromisso de não aceitar adesão ao Brasil.
A Inglaterra reconheceu a emancipação política do Brasil em 1827, exigindo em troca: Renovação do Tratado de 1810 e extinção do trafico de africanos por três anos.