Fichamento sobre pesquisa bibligrafica
“A pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento cientifico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Significa muito mais do que apenas procurar a verdade: é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos. [...]
Toda pesquisa implica no levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os métodos ou técnicas empregadas. Os dois processos pelos quais se podem obter os dados são a documentação direta e a documentação indireta.
A primeira constitui-se, em geral, no levantamento de dados do próprio local onde os fenômenos ocorrem. Esses dados podem ser conseguidos de duas maneiras: através da pesquisa de campo ou da pesquisa de laboratório. Ambas de utilizam das técnicas de observação direta intensiva (observação e entrevista) e de observação direta extensiva (questionário, formulário, medidas de opinião e atitudes técnicas mercadológicas).
A segunda serve-se de fontes de dados coletados por outras pessoas, podendo constituir-se de material já elaborado ou não. Dessa forma, divide-se em pesquisa documental (ou de fontes primárias) e pesquisa bibliográfica (ou de fontes secundárias).” (p. 43)
Lakatos define a pesquisa bibliográfica como um procedimento formal com método de pensamento reflexivo, onde o principal objetivo é encontrar resposta para questões propostas utilizando uma fundamentação cientifica.
Para ela, existem duas formas no processo de obtenção de dados: a documentação direta, que é o levantamento de dados diretamente no local onde ocorrem os fenômenos (ex.: pesquisa de campo ou