Fichamento severino, a. j. pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento.
O processo de ensino/aprendizagem deve estar pautado na criação de conhecimento novo para avançar a ciência. “É preparando o bom pesquisador que se prepara o bom professor”.
Severino faz uma crítica aos mestrados profissionais, principalmente pela falta da construção de novos conhecimentos, da falta de pesquisa sistematizada. A pós-graduação não deve ser um processo de escolarização.
O autor mostra que a ciência só gera conhecimento quando relaciona a teoria com a prática, o lógico com o real, gerando significações. O conhecimento é um processo de construção. “Construir o objeto de conhecimento é, pois, pesquisar”.
O aluno da pós-graduação deve se apropriar das referências epistemológicas para se dar conta das referências teóricas que serão abordadas junto ao seu objeto de pesquisa. A referência epistemológica precisa de processos metodológicos para serem fecundas.
O aluno deve impregnar sua vida com um espírito investigativo e prática de pesquisa. O “aprendiz de pesquisador” deve se preocupar com o rigor, a seriedade, os processos metodológicos, a sistematização e um amadurecimento intelectual e autonomia.
O futuro pesquisador deve estar inserido num contexto problematizador, participar de eventos, fazer leituras, participar de grupos de estudo. Neste contexto, o aluno deve amadurecer seu problema de pesquisa. Precisa levantar dados, utilizar técnicas e ferramentas, assim como, um aprofundamento teórico e conceitual.
A linha de pesquisa deve ser um norteador, delineando a temática para a produção científica. Define, então, a especialidade e competências dos docentes dos programas. A linha de pesquisa deve