Fichamento semântica
Semântica é um termo designado ao estudo do sentido da linguagem.Usado para entender as considerações sobre a linguagem de retórica e Platão, considerações estas que debatem a linguagem como motivada e não motivada.
Apenas no séc XIX, a Semântica foi constituída como disciplina linguística, um dos marcos desta constituição é a Obra de Bréal “Ensaio de Semântica”, publicada em 1987.
Nesta obra, Bréal, discorre como entender a linguagem:
“Considera-se em demasia as palavras isoladamente. É muito fácil tomar uma palavra à parte e traçar a sua história, como se ela não tivesse sido coagida, realçada, ligeiramente nuançada ou completamente transformada pelas outras palavras do vocabulário, no meio das quais ela se encontra colocada ou das quais recebe a influência próxima ou longínqua. Tomas uma palavra à parte é um método quase tão artificial quanto dar, como se é obrigado a fazer em fonética, a história de uma vogal ou de uma consoante. As letras não têm existência senão nas palavras. As palavras não têm existência senão nas frases. ”(Bréal)
A significação se dá através da consideração de seu emprego. É preciso considerar a palavra em seu contexto.
Bréal constitui a semântica como disciplina das significações. Para ele, não há como tratar a linguagem sem considerar a significação. Para Bréal, a semântica se ocupa, inclusive, do que se inclui na sintaxe e na morfologia, aspectos que são tratados a partir de sua significação.
A semântica na construção de Bréal, é uma disciplina linguística, que considera a linguagem como fenômeno humano, um organismo, como o quarto reino da natureza.
Para Bréal a transformação na