FICHAMENTO: FIORIN, J. L. Semântica Discursiva In: ___. Elementos de Análise do Discurso. 14ª ed., 1ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2008. p 89 - 123
1408 palavras
6 páginas
FICHAMENTO: FIORIN, J. L. Semântica Discursiva In: ___. Elementos de Análise do Discurso.14ª ed., 1ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2008. p 89 - 123
Semântica Discursiva
A semântica discursiva reveste e concretiza as mudanças de estado do nível narrativo.
Temas e figuras
Os esquemas narrativos abstratos podem ser revestidos com temas, produzindo um discurso não figurativo ou pode-se, depois de recobrir os elementos narrativos com temas, concretizá-los ainda mais, revestindo-os com figuras. Sendo assim, tematização e figurativização são dois níveis de concretização do sentido.
Todos os textos tematizam o nível narrativo, que poderá ou não ser figurativizado.
Figura é todo conteúdo de qualquer língua natural ou sistema de representação que possui um correspondente perceptível no mundo natural. Tema é um investimento semântico, de natureza conceptual, que não remete ao mundo natural. Ambos são categorias que organizam, categorizam e ordenam os elementos do mundo natural.
Os textos figurativos criam um efeito de realidade, já que constroem um simulacro da realidade que representa o mundo. Os textos temáticos, por sua vez, procuram explicar a realidade, classificam e ordenam a realidade significante, estabelecendo relações e dependências.
Os discursos figurativos têm uma função descritiva ou representativa e são feitos para simular o mundo, já os temáticos, têm uma função predicativa ou interpretativa e são feitos para explicar o mundo.
A classificação de um texto decorre da dominância de elementos abstratos ou concretos, e não de sua exclusividade, já que podem aparecer algumas figuras nos textos temáticos ou alguns temas nos textos figurativos.
Para que as figuras tenham sentido, é preciso que estas sejam a concretização de um tema, o qual é o revestimento de um esquema narrativo.
“Em todo texto, temos um nível de organização narrativa, que será tematizado. Posteriormente, o nível de organização temática poderá ou não ser figurativizado”