Fichamento Republica Dos Bons Sentimento
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
FICHAMENTO DO LIVRO: REPUBLICA DOS BONS SENTIMENTOS
FRANCA
2014
PREFÁSIO Á EDIÇÃO BRASILEIRA
Os políticos, e jornalistas e a sociedade em geral preferem se contentar com dogmas e parecem ter medo de pensarem ou pelo menos não consideram o ato de pensarem como algo essencial, e isto ocorrem em varias partes do mundo. O autor deixa aos intelectuais brasileiros a tarefa de definir os contornos que ela pode assumir em nosso país.
As histórias humanas mostram como aqueles que tiveram um papel autêntico no debate publico não estavam errados difusos, desejos inconscientes precisam se manifestar e, assim tornar-se realidade (Maffesoli, 2009)
O autor propõe que se retorne uma cultura profunda, nativa brasileira, e não “colar” sistemas teóricos criados na Europa ou nos EUA.
Vivemos em uma época em que dá ênfase ao aspecto qualitativo da existência humana e destaca a importância do corpo (na moda, no esporte, na cosmética). Época enfim que considera que o desenvolvimento do festivo e do lúdico não mais é apenas um lado frívolo da existência mas seu elemento essencial. (Maffesoli, 2009).
Michel Maffesoli propõe uma discussão entre os amigos e ex-alunos brasileiros sobre a responsabilidade de agir sobre a sociedade e aqueles que apenas a vivem.
1. DO VÍRIDE
As obras precisam de impertinência
Assim como a comida de pimenta. Joseph de Maistre.
Maffesoli relata que escreveu um livro sobre a “sociedade da orgia” no ano 1970 e neste livro continha base intelectual para compreender as multidões que povoam eventos esportivos religiosos políticos, musicais, consumista, que povoam a vida de nossa sociedade na Grécia antiga o autor faz uma ligação vida em sociedade de hoje.
O autor critica os intelectuais no qual ele os chama de dinossauros modernos, os critica por que eles não mais se interessam pela vida,