patologia
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR
UMA INTRODUÇÃO A PSICOSSOMÁTICA DA CRIANÇA ATRAVÉS DO ESTUDO FUNCIONAL DA ASMA.
MANAUS / AM 2014
FACULDADE MARTHA FALCÃO/ NÚCLEO DE PÓS GRADUAÇÃO
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR
ANNE CAROLINE DOS SANTOS MACIEL
FRANCY CLAUDIA MACEDO CORREIA
LUCIELY BOTELHO CAMPOS
SILVINO LINS JUNIOR
SAMANTHA SHIRLANA NEBLINA DE OLIVEIRA
MANAUS/AM
2014
INTRODUCAO
PSICOSSOMÁTICA
A psicossomática compreende o ser humano de forma integral, mente e corpo, não podendo ser compreendida como um adjetivo para alguns tipos de sintomas, pois tanto a clinica medica quanto a psicologia está percebendo que não existe separação ideal entre mente e corpo que transitam nos contextos sociais, familiares, profissionais e relacionais. Então, psicossomática é uma palavra substantiva que pode ser empregada para qualquer tipo de sintoma, seja ele físico, emocional, psíquico, profissional, relacional, comportamental, social ou familiar.
Segundo Mello Filho a expressão da doença psicossomática foi utilizada inicialmente para referir-se apenas a certas doenças como úlcera péptica, asma brônquica, hipertensão arterial e colite ulcerativa onde as correlações psicofísicas eram nítidas posteriormente foi se percebendo que tal concepção é potencialmente válida para todas as doenças.
ASMA É a inflamação crônica das vias aéreas, que dificulta a passagem do ar para o pulmão, tornando-se então, a respiração mais difícil. Os sintomas mais frequentes são: tosse seca, falta de ar e chiado no peito. A Asma também pode ter características genéticas, pois, histórico familiar de alérgicos, tem uma predisposição genética para desenvolver quadros alérgicos no geral, e o relacionado ao pulmão é a asma.
Os modelos